sexta-feira, 16 de abril de 2010

do blog bicicletada "batendo na mesma tecla"


Prezado Prefeito Luciano Ducci,
Nos últimos anos os ciclistas de Curitiba tem se organizado através de ações como aBicicletada, eventos culturais e debates que tem como objetivo discutir e questionar a falta de espaço para o transporte realmente sustentável na capital. Diversas ações aconteceram desde 2005. Conversas na Câmara Municipal, no Diretran, na URBS, no IPPUC, audiências com o sr. Beto Richa e assim por diante.
No entanto, absolutamente nada foi feito para se estimular a bicicleta como meio de transporte na cidade.
Nadica de nada, por assim dizer!
Pelo contrário, a administração anterior sempre deixou muito claro a preguiça e a falta de interesse em defender o modal bicicleta. Os ciclistas chegaram inclusive a receber uma multa (que se tornou dívida ativa) por chamarem a atenção pro conceito de ciclofaixa, o qual foi inserido na pauta e no vocabulário político da cidade.
A primeira ciclofaixa de Curitiba foi feita na Rua Augusto Stresser como uma maneira de mostrar com quão pouco podemos transformar a rua num local mais humano e seguro para todos. A prefeitura nos multou por crime ambiental . . .
A lista prossegue.
Bicicletários abandonados, paraciclos prometidos, projetos barrados na Câmara e a falta de diálogo construtivo com os orgãos municipais.
Queremos muito uma conversa com o senhor para debatermos e discutirmos juntos estes assuntos.
Curitiba pode e precisa tomar atitudes sérias para estimular o uso maciço das bicicletas como meio de transporte.
Desejamos ainda que este encontro aconteça nas ruas da cidade, podemos sair da prefeitura, de bicicleta, e verificarmos que tipo de necessidade os ciclistas enfrentam no dia-a-dia. É necessário que isto aconteça. É necessário que quem faz os projetos cicloviários ande de bicicleta. O IPPUC parece não se lembrar disto com muita frequência.
Este pedido é feito por ciclistas conscientes e entidades que apoiam esta causa:
União dos Ciclistas do Brasil
Sociedade Peatonal
Grupo Transporte Humano
Projeto Ciclovida da UFPR
Entre muitos outros grupos e pessoas 
que estão cansadas do estímulo desenfreado a motorização individual. Que estão fartas do barulho e da poluição, da agressividade e hostilidade de nossas ruas. Da falta de respeito aos pedestres e ciclistas.
Aguardamos um contato rápido para sairmos da letargia e da má vontade que até agora marcaram os últimos anos da relação entre prefeitura e ciclistas em nossa cidade.
Certo de sua simpatia e disposição ao diálogo,
Muito atenciosamente,
Jorge Brand
Publicado por: bicicletadacuritiba2 | 14 Abril, 2010

Rua inteligente

Três formas de usar o espaço urbano,
de mobilizar 150 pessoas
de construir cidade e cidadania
A cidade de poucos, de muitos  e de todos
Este é o post n. 500. A cidade é Bogotá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário